Utilize o ConstruOffice para a elaboração de orçamentos e gerenciamento de obras e usufrua dos benefícios de uma ferramenta moderna, ágil e abrangente.


Origem do sistema:

Desenvolvido pela Ação Sistemas, que é uma empresa localizada em São Paulo (capital) e foi fundada em 2008 com o objetivo de oferecer ao mercado de escritórios de projetos (arquitetura, instalações, interiores, estruturas, entre outros), um software de gestão especializado nesse tipo de negócio. A partir de então, surge o Sistema Navis, um ERP que passou a ser a principal referência nesse segmento de mercado e que hoje conta com mais de 450 escritórios de projetos e 5 mil usuários que utilizam diariamente esse aplicativo para gestão de suas atividades.

José Pires Alvim Neto

Fundada por José Pires Alvim Neto, profissional que atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1980, a Ação Sistemas já nasceu com expertise no mercado da construção, tendo em vista que esse profissional trabalhou por 24 anos (de 1984 a 2008) no grupo Pini, onde foi o principal responsável pela criação e manutenção do Volare (software que até então era a principal referência na área de orçamentos e gerenciamento de obras).


Em 2017, a Pini contratou a Ação Sistemas para assumir a gestão estratégica de desenvolvimento e suporte a usuários do Volare. Devido a uma profunda reestruturação da Pini, o projeto de revisão tecnológica do Volare não pôde ser realizado conforme o planejamento estabelecido inicialmente, ficando sob responsabilidade da Ação Sistemas apenas o suporte a usuários. Diante de todos esses fatos, a Ação Sistemas decidiu reposicionar a área de atuação do ConstruOffice, ampliando suas funcionalidades de forma a oferecer a um mercado mais amplo (construtoras e incorporadoras) um produto alinhado com o atual momento tecnológico e às necessidades do mercado da construção, dando continuidade a um processo de prestação de serviços que, por décadas, atende com excelência o Construbusiness.



O ConstruOffice possui uma série de ferramentas que agilizam tanto a manutenção de bancos de dados específicos de cada cliente, quanto a elaboração de orçamentos e o gerenciamento de obras com agilidade e segurança. Entre os diversos recursos exclusivos do sistema, destaca-se: utilização em qualquer plataforma, importação de planilhas para criação e atualização de preços de qualquer base de dados, telas em formatos e recursos de planilhas e customização de relatórios.


BENEFÍCIOS

Simplicidade e agilidade são características fundamentais para que um software possa, de fato, contribuir para a realização eficiente de qualquer tipo de trabalho. Com o ConstruOffice você poderá contar com os seguintes recursos:

  • Utilização de diversas estruturas (visualizações) para o mesmo banco de dados;
  • Integrado ao Sistema Navis, o ERP da Ação Sistemas para engenheiros e construtores;
  • Geração de gráficos e relatórios incluindo exportação para qualquer software.

PLATAFORMA

Você pode utilizar em sua rede, computador pessoal na web.


Navis


Módulos do sistema:

Bases de dados

Construoffice

Permite o armazenamento e consultas a diversas bases de dados, públicas e privadas, que poderão ser utilizadas para elaboração de orçamentos e gerenciamentos de obras. Essas bases de dados são formadas pelas seguintes tabelas:

1) Insumos: materiais, mão de obra e equipamentos de construção civil;

Construoffice

2) Serviços: composições de preços unitários de serviços que reúnem todos os insumos necessários para cálculo do custo e preço dos itens que compõem orçamentos de obras de edificações e infraestrutura. Para efeito de cálculo dessas composições, o ConstruOffice permite a inserção de um serviço dentro de outro sem limite de recursividade;

Construoffice

3) Encargos sociais (LS) e BDI: tabelas que contém o detalhamento do percentual de custos legais que incidem sobre a mão de obra e as composições dos Benefícios e Despesas Indiretas que transformam os custos dos serviços em preços finais.


Bases de dados compatíveis com o ConstruOffice:


  • Privadas:

    • Qualquer base: você pode importar para o ConstruOffice QUALQUER base de dados. Basta formatar 3 planilhas em formato Excel (insumos, serviços e coeficientes) e utilizar o menu ferramentas para importa-la para o sistema.
    • SBC: essa base foi criada em 1963 pelo Professor Miguel Stabile, considerada uma importante coleção de composições do país (mais de 12.000 COMPOSIÇÕES e 16.000 INSUMOS) com coleta mensal de preços em 24 capitais e no Distrito Federal. A utilização e atualização dessa base de dados devem ser precedidas por uma assinatura a ser realizada diretamente no site desse fornecedor (www.informativosbc.com.br).

  • Públicas:

    • SINAPI: O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é indicado pelo Decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, para obtenção de referência de custo, e pela Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. A gestão do SINAPI é compartilhada entre Caixa e IBGE. A Caixa é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e orçamentos de referência) e pelo processamento de dados, e o IBGE, pela pesquisa mensal de preço, tratamento dos dados e formação dos índices. A manutenção das referências do SINAPI pela Caixa é realizada conforme Metodologias e Conceitos. A atualização dessa base de dados está incluída, sem custos adicionais para os usuários do ConstruOffice, no processo de atualização do sistema sendo disponibilizada em até 60 dias após a publicação das informações no site da Caixa Econômica Federal. As composições e preços do SINAPI podem ser visualizadas através de uma classificação exclusiva do ConstruOffice (composta por Etapas e Atividades construtivas), desenvolvida e mantida pela Consutech Engenharia (www.consultech.eng.br), empresa especializada em engenharia de custos. Esse recurso permite que os usuários do sistema apresentem seus orçamentos utilizando uma itemização lógica e clara;

    • SICRO: base de dados criada e aperfeiçoada pelo DNIT para manter atualizada a definição de custos, apta a estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

    • FDE: base de dados de serviços específicos para construção e reformas de escolas, criados e mantidos pela Fundação para o Desenvolvimento Escolar do Estado de São Paulo. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

    • EMOP: base de dados de composições e preços de insumos, criada e mantida pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

  • Recursos disponíveis nesse módulo:

    • Importação de bases de dados: função que permite que o usuário importe informações contidas em planilhas Excel através de um recurso de compatibilização de colunas, conforme demonstrado na imagem abaixo:

    • Construoffice

    • Cópia de bases: permite que o usuário copie uma base completa possibilitando que sejam feitas alterações nas bases oficiais disponíveis no software.

    • Estrutura: o ConstruOffice possui recurso que permite que os usuários criem, de forma rápida e livre, qualquer tipo de itemização de bases de dados.

Orçamento de obras

Construoffice

Um orçamento, independentemente do tamanho ou da complexidade da obra, é representado por uma série de informações que, juntas, geram diversos indicadores para uma gestão de custo e tempo eficiente. Pense em uma plataforma que une qualquer banco de dados de composições de preços (CPUs) à recursos extremamente simples e conhecidos como os de uma planilha MS-Excel: esse é o ConstruOffice, o software para agilizar e otimizar o tempo de orçamentistas e profissionais da construção civil.

Esse módulo foi desenvolvido para permitir a realização de orçamentos de forma rápida, flexível e segura. Assim, contando com uma interface similar a de uma planilha eletrônica (como por exemplo o MS-Excel), o ConstruOffice possui os seguintes recursos operacionais:

  • Arraste e solte (drag and drop) de linhas e colunas;
  • Pesquisa rápida (digite o termo a ser procurado diretamente na coluna);
  • Ordenação (classificação) em um clique;
  • Pesquisas avançadas (filtros compostos / customizados);
  • Relatórios instantâneos: Orçamento Sintético, Orçamento Analítico, Material e Mão de Obra, Curva ABC de insumos e serviços e Orçamento Sintético: Resumo;
  • WYSIWYG (what you see is what you get): o que você vê é o que você vai imprimir;
  • Visualização instantânea de preços com ou sem taxas (Leis Sociais e BDI);
  • Itemização automática;
  • Exportação de relatórios, totalmente formatados, para Excel, HTML, PDF, RTF entre outros.


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A agilidade e confiabilidade do processo de elaboração de orçamentos de obras do ConstruOffice pode ser constatada através dos seguintes recursos:

  • Utilização de base de referência ou de outro orçamento guia mestra para inicio do trabalho;
  • Visualização instantânea do orçamento com códigos da base ou com itemização automática;

Planejamento de obras


Construoffice

Permite a realização de cronogramas físicos/financeiros com base em qualquer orçamento elaborado através do ConstruOffice. Para realizar o planejamento da obra, o usuário deverá apenas informar o prazo de início e término de execução de cada serviço/item do orçamento (essas datas poderão ser informadas em qualquer nível do orçamento). Com base nessas informações, o sistema apresentará, em formato de planilha, as quantidades previstas por mês (cronograma físico), os valores orçados divididos por mês (cronograma financeiro) e relatório de planejamento de compra de insumos por mês.


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Controle e medições de obras


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Para realização do processo de controle de obras o sistema permitirá que o usuário informe as quantidades executadas conforme cada item informado no orçamento. Com base nessas informações, o sistema apresentará no formato de relatórios e gráficos o comparativo entre o orçado X realizado e o planejado X realizado.


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Utilizando-se as informações inseridas no módulo de controle de obras (descritas acima), o sistema apresentará todas as informações necessárias para acompanhamento de contratação de empreiteiros através de comparativos de executado X orçado, incluindo saldos contratuais e a possibilidade de inserção de aditivos negociados entre as partes.

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